“Transformai-vos pela renovação do vosso espírito” (Rm 12,2)

alt

Confira a carta 01/2020 à Renovação Carismática Católica do Brasil, escrita pelo presidente do Conselho Nacional da RCC, Vinicius Simões. Bimestralmente, as cartas do presidente apresentam partilhas e direcionamentos espirituais para o trabalho de evangelização realizado pelo Movimento. Na carta de janeiro e fevereiro, Vinicius partilha sobre o tema do ano, por isso, é muito importante que você compartilhe este documento com seus irmãos de Grupo de Oração e diocese.

-------------------------

CARTA À RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO BRASIL

 

Doc. 01/2020

 

Rio de Janeiro, 14 de janeiro de 2020.

 

Caríssimos irmãos e irmãs, graça e paz!

Transcorrido o ano em que celebramos o Jubileu de Ouro da RCCBRASIL, não há dúvidas de que continuaremos a colher inúmeros frutos deste tempo especial do derramamento de bênçãos e de graças.

Em verdade, na presença de Deus, sempre é tempo de graça! Portanto, podemos dizer que 2020 já está sendo para todos nós o Ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo! Ano da graça em nossa vida pessoal e de nossos familiares, ano da graça em nossos Grupos de Oração, ano da graça em todas as missões empreendidas pela RCCBRASIL.

Para tanto, neste ano o Senhor nos exorta a não nos conformarmos com este mundo, mas a transformar-nos pela renovação do nosso espírito (cf. Rm. 12,2). O texto bíblico denota claramente uma ação conjunta, isto é, uma parceria entre nós e o Espírito Santo: o Espírito Santo vem para nos renovar, para nos conformar a Cristo, para nos converter e santificar, mas nós não somos sujeitos passivos nesta obra de transformação; ao contrário, somos chamados a lutar contra as obras da carne em nós, vigiar, combater o bom combate, guardar a fé! Portanto, deixemos que o Espírito Santo realize uma grande obra de transformação em cada um de nós, ampliando a nossa visão, trabalhando em nossa mentalidade, purificando nossos corações, conformando-nos a Cristo, mas também esforcemo-nos para seguir o caminho das virtudes, o caminho da vigilância contínua, madura e verdadeira.

Ao mesmo tempo, em 2020 somos chamados, como RCC, a resgatar a nossa Identidade para que o mundo seja batizado no Espírito Santo. Significa dizer que o Senhor está nos convidando a voltar às origens, a focar no que é essencial em detrimento do acessório, a retomar o que é bem próprio do chamado que Deus nos fez ao nos constituir. Cada “carismático” e cada Grupo de Oração da RCC é chamado a olhar para si e resgatar aquilo que talvez tenha ficado para trás no tocante à sua Identidade. Retomemos o louvor fervoroso, a oração pessoal fiel e constante, o amor à Palavra de Deus, a abertura ordenada aos carismas, o clamor sincero pelo batismo no Espírito Santo, o impulso evangelizador, o amor ainda maior ao Senhor e à Sua Igreja, o amor renovado à Nossa Mãe Maria Santíssima.

É relativamente natural que com o passar dos anos nos esqueçamos ou mesmo abandonemos algumas boas práticas. Nesse sentido, recordemos o que o Santo Padre nos exortou em seu discurso à RCC, durante à Vigília de Pentecostes de 2017 (Jubileu de Ouro mundial da RCC): Passaram-se cinquenta anos. Quando se chega a essa idade as forças começam a diminuir. É a metade da vida — na minha terra dizemos “el cinquentazo” — as rugas tornam-se mais profundas — a não ser que nos maquilhemos, mas há rugas — os cabelos grisalhos aumentam e começamos também a esquecer-nos de algumas coisas... E diante desse fenômeno, o Papa nos ensina alguns passos: Cinquenta anos é um momento da vida oportuno para parar e fazer uma reflexão. É o momento da reflexão: metade da vida. Eu diria: é o momento para ir em frente com mais força, deixando para trás a poeira do tempo que permitimos que se acumulasse, agradecendo aquilo que recebemos e enfrentando o novo com confiança na ação do Espírito Santo!

Portanto, o Papa nos orienta a “parar”, “refletir”, “deixar para trás a poeira acumulada”, “agradecer pelo que temos recebido”, “ir para frente com mais força” e “enfrentar o novo com confiança”. Este é o caminho para resgatar a Identidade que nos foi dada. Que cada um de nós, que cada Grupo de Oração possamos seguir estes passos, deixando-nos transformar pelo poder do Espírito Santo.

Que Nossa Senhora de Pentecostes nos ensine a viver como escolhidos e interceda continuamente por toda a RCCBRASIL!

Veni Sancte Spiritus!

 

Vinicius Rodrigues Simões

Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL

 


Leia mais sobre Carta aos carismáticos