Papa Bento XVI falece aos 95 anos de idade

alt

 

Aos 95 anos de idade, faleceu neste sábado, 31 de dezembro, o papa emérito Bento XVI. Segundo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joseph Ratzinger faleceu hoje às 9h34 (5h34 no horário de Brasília), no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. O funeral será na quinta-feira, 5 de janeiro, às 9h30 (horário de Roma), na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.

Bento XVI deixa um importante legado de obras teológicas e um consistente testemunho de uma vida de intensa doação à Igreja, humildade e oração.

 

Biografia de Bento XVI

Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, na Alemanha, em 16 de abril de 1927. Sua juventude foi vivida no duro e sombrio período nazista, mas foi em meio às mazelas de seu povo que descobriu a beleza da fé cristã.

Nessa época, havia um clima hostil em relação à Igreja Católica e o jovem Joseph chegou a ver seu pároco açoitado pelos nazistas antes da celebração da Santa Missa. Contudo, a fé testemunhada por sua família foi fundamental para sua educação cristã e fidelidade à Igreja.

Teve uma vasta trajetória acadêmica no campo da Teologia e importante contribuição para a Igreja por meio de suas diversas missões desempenhadas em Roma. Participou de dois Conclaves, teve fundamental participação no Concílio Vaticano II e foi um especial assessor de Papa João Paulo II, sendo considerado por muitos o “braço direito” de seu antecessor.

alt

Em 11 de fevereiro de 2013, papa Bento XVI apresentou sua renúncia. Na presença de cardeais que o acompanharam ao longo dos oito anos de seu pontificado, em latim, leu a seguinte declaração:

“Bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice”.

 

:: Relembre a carta escrita pela presidente do Conselho da RCCBRASIL na ocasião da renúncia do papa Bento XVI

 

Papa Bento XVI e a RCC

Em 29 de maio de 2012, Papa Bento XVI escreveu uma mensagem à Renovação Carismática Católica, da qual destacamos alguns trechos a seguir:

alt

:: Leia aqui a mensagem de papa Bento XVI na íntegra

 

Orações e pesar

A RCCBRASIL recebe com profundo pesar essa notícia e convida a todos os seus membros a se unirem em oração pela alma de papa Bento XVI mas, também, a renderem louvores a Deus pela vida e missão deste zeloso pastor que tanto nos ensinou e nos sustentou por meio de sua intercessão.

Que a alma de Sua Santidade, papa emérito Bento XVI, repouse no esplendor da luz perpétua e descanse em paz! Amém!

 

 

 

 


Leia mais sobre Notícias