NOTA DE FALECIMENTO: DOM CIPRIANO CHAGAS

alt

A Renovação Carismática Católica do Brasil expressa seu pesar pela morte de Dom Cipriano Chagas, OSB, ocorrida ontem (22), no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, em decorrência de causas naturais.

Fundador da Comunidade Emanuel, Dom Cipriano tinha 95 anos e teve grande importância para a RCC do nosso país.  Inclusive foi um dos homenageados da RCCBRASIL na celebração do Jubileu de Ouro, na Canção Nova.

Seu nome de batismo era Wagner Cintra Chagas. Nasceu em 13 de fevereiro de 1923, em Passos (MG). Dom Cipriano chegou a se casar e ter um filho, porém após a morte de ambos, foi levado por um casal de amigos ao Mosteiro de São Bento (RJ) e decidiu fazer o retiro de Carnaval. Depois do retiro voltou a Franca, viajou aos Estados Unidos, retornou e, finalmente, se rendeu: entrou para o mosteiro em 1959 e, em 1965 foi ordenado sacerdote, escolhendo o nome de Cipriano.

Em Paris conheceu a Renovação Carismática na Igreja Saint Sulpice, local onde teve sua primeira experiência com os carismas do Espírito Santo. Em 1976, já de volta ao Rio de Janeiro, funda a Comunidade Emanuel, nos moldes do que tinha visto na França.

Com a missão de evangelizar e levar a experiência dos dons do Espírito Santo, dom Cipriano passa a percorrer todo o país. Em 1978, lança a revista ‘Jesus Vive e é o Senhor’ como veículo de formação, ensino e evangelização em todo o Brasil. Fundou também a Edições ‘Louva a Deus’, que já editou suas obras além de livros de vários escritores nacionais e internacionais.

Dom Cipriano publicou mais de 50 livros, e acumula um acervo de mais de 6 mil palestras em áudio, além de vários cursos e organização de Grupos de Oração.

O velório acontece ao longo desta segunda-feira (23), na Capela de Emaús, no próprio Mosteiro de São Bento. Às 15h, haverá a Missa de corpo presente.

Agradecemos por sua incansável divulgação da espiritualidade carismática! Descanse em paz, Dom Cipriano! 

 


Leia mais sobre Escritório Nacional