Projeto Semeando a Cultura de Pentecostes

 

“Todos fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum... E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação.” (At 2, 44.47b)

Tomando posse dessas palavras, a família carismática assume seu papel na implantação da Cultura de Pentecostes. Estamos vivendo um momento de Graça, onde Deus tem se manifestado plenamente através de nosso comprometimento com sua obra. Essas bênçãos são também para você e sua família, que faz da RCC Brasil um desses sinais visíveis da presença de Deus em nosso meio.

A Renovação Carismática Católica sente-se chamada a difundir neste mundo a Cultura de Pentecostes. Todos os projetos e serviços desenvolvidos por nosso movimento, sob responsabilidade do Escritório Nacional, têm por finalidade a evangelização.

Seja fiel colaborador da RCC do Brasil, pois sua contribuição ajuda a manter: “Projeto Celebrando Pentecostes”; Missão Marajó; Eventos; Editora RCC Brasil; Comunicação: Programas de TV e Portal na Internet; RCC Shop; Revista e boletins; Escritório Nacional.

Semanalmente estaremos disponibilizando para melhor compreensão de vocês, cada um dos projetos que são mantidos pelo “Projeto semeando a Cultura de Pentecostes”.

Para fazer parte desse projeto, basta clicar aqui.

Nessa semana vamos falar sobre o: “Projeto Celebrando Pentecostes”

A RCC Brasil organiza o Projeto Celebrando Pentecostes, que visa difundir a espiritualidade de Pentecostes. É um grande impulso evangelizador, proporcionando a experiência com o Espírito Santo de diversas pessoas. Além de iniciativas como a Novena e Vigília de Pentecostes, o Projeto está avançando, indo até diversas dioceses. Uma equipe de pregadores nacionais está percorrendo o Brasil promovendo grandes encontros carismáticos de reavivamento espiritual e de evangelização.

______

Saiba mais...

Por Reinaldo Beserra dos Reis
Membro da Caravana do “Projeto Celebrando Pentecostes na sua Diocese”

Desde o ano de 2005, a Renovação Carismática Católica do Brasil iniciou o “Projeto Celebrando Pentecostes” – um projeto de avivamento da espiritualidade de Pentecostes, nascido primordialmente para atender a dois propósitos: dar, como movimento eclesial que se identifica com a espiritualidade de Pentecostes, resposta a um direcionamento muito claro do Papa João Paulo II à Igreja – de um modo geral –, e à própria RCC, de um modo muito direto e específico; e trabalhar, dentro do próprio Movimento, a reflexão por um progressivo e mais adequado entendimento a respeito de sua história, suas origens, sua identidade, sua vocação e seu carisma profético... Para recordar, na celebração da Vigília de Pentecostes de 2004, a partir da Praça de São Pedro, João Paulo II – depois de se dirigir à Renovação Carismática, agradecendo pela contribuição que ela tem dado a toda Igreja no processo de redescoberta de Pentecostes como realidade viva e atual, disse: “Desejo que a espiritualidade de Pentecostes se difunda na Igreja como um impulso renovado de oração, santidade, comunhão e anúncio...”

O Projeto Celebrando Pentecostes, cuja fundamentação foi expressa em um livro próprio, revelou-se logo um dos componentes de uma série de iniciativas que Deus foi inspirando à RCC, nos últimos anos. Primeiramente, uma ‘campanha’ pela celebração da Novena de Pentecostes (a única novena litúrgico-oficial da Igreja) por todas as dioceses do Brasil, com os seus desdobramentos em Seminários de Vida, aprofundamentos, congressos, etc... Na sequência disso, surgiram novos projetos de reorganização do Movimento em sua administração, em seus ministérios, em sua formação.

Programas de TV com o rosto do Projeto, lançamento de CDs próprios, Revista revitalizada, Portal, serviços avançados de comunicação via Internet, WebTV, Fóruns, Simpósios Teológicos, Missão na Amazônia, processo de discernimento pela construção da Sede Nacional, reforma estatutária profunda (em andamento), estabelecimento de uma editora própria com produtos genuinamente relacionados às necessidades de formação segundo a visão profética de seu carisma... Formam parte do conjunto de inspirações com que Deus tem provocado a desinstalação e o reavivamento da vocação original com que Ele chamou o Movimento a dar sua contribuição dentro de Sua grande estratégia de um Novo Pentecostes para os nossos tempos, com vistas a uma nova – e eficaz! – evangelização...

O Projeto Celebrando Pentecostes na sua Diocese – No ano de 2009, por inspiração da diretoria do Escritório Nacional da RCC, deflagrou o que se chamou de “Projeto Celebrando Pentecostes na sua Diocese”. O projeto consiste, por assim dizer, num mutirão evangelizador para se colocar em destaque junto às lideranças e ao povo da RCC das dioceses que acolhem o Projeto, a essência da identidade e da práxis que se espera do Movimento. Servindo-se de uma equipe previamente determinada (no caso, formada por Lázaro Praxedes – coordenador nacional do Ministério de Pregação da RCC, Reinaldo Beserra – coordenador estadual da RCC em São Paulo, Ironi Spuldaro – pregador e membro do Conselho Nacional, e pelo próprio presidente do Conselho Nacional, Marcos Volcan), e respaldada por outros elementos de apoio (Márcio e Lúcia Zolin, da Administração e das Comunicações Sociais do Movimento, e Onazir Conceição, pregador e membro do Conselho Nacional), a “caravana do Celebrando Pentecostes” – como acabou ficando conhecida – tem realizado Encontros de finais-de-semana (Retiros, Congressos, Cenáculos, Formação com lideranças) onde, sempre em atitude de oração e escuta ao Espírito, desenvolvem, considerando a realidade local, temas como:

• O Espírito Santo no seio da Santíssima Trindade.
• Por que precisávamos de Pentecostes?
• O que, de fato, celebramos em Pentecostes?
• O Espírito Santo, Dom de Deus pra nós.
• Para que o mundo creia!
• Ai de mim se não evangelizar...
• “Eu Amo a RCC”.
• Na plenitude do Espírito Santo!
• “Somos uma família.”
• Hoje, conforme a promessa, há poder de Deus.
• Jesus Cristo é o Senhor!
• Um novo Pentecostes, para uma Nova Evangelização.
• Batismo no Espírito: uma abordagem católica!

Os temas, sempre voltados para a conscientização e valorização de identidade do Movimento, para o entendimento de seu contexto histórico e para a adequada compreensão de sua inserção na conjuntura eclesial como elemento de renovação, vão sendo agrupados e desenvol¬vidos, conforme o discernimento da equipe, em cada situação...

A Apóstola do Espírito Santo – Ênfase especial, no desenvolvimento de todos os “Celebrando Pentecostes na sua Diocese”, tem sido dada ao protagonismo da Beata Elena Guerra – a apóstola do Espírito Santo dos tempos modernos –, nesse ano em que celebramos o cinquentenário de sua beatificação, por João XXIII. Uma relíquia de parte do corpo da Beata – relíquia oficial, que nos foi doada pela Congregação das Oblatas do Espírito Santo, de Lucca, na Itália –, acompanha sempre a equipe do Celebrando, e diversos são os testemunhos de excepcionais graças alcançadas pelo povo através de sua intercessão. Elena Guerra – em cuja cerimônia de beatificação João XXIII falou pela primeira vez, em nossos tempos, da necessidade que temos de “um novo Pentecostes”, começa a ser valorizada adequadamente por seu papel profético como precursora de todos os movimentos pentecostais – ou, carismáticos – de nossa época.

Também nesse mister, o “Projeto Celebrando Pentecostes na sua Diocese” entende estar atendendo aos apelos da Igreja quando, colocando em relevo o protagonismo de Elena Guerra – inclusive publicando e divulgando material específico sobre a vida e as aspirações da Beata –, ajuda o nosso povo na prática de uma adequada devoção para com a Pessoa Divina do Espírito Santo! Assim aspirava o Papa Paulo VI, quando, na Exortação Apostólica “Marialis Cultus”, se expressou: “Ouve-se afirmar, algumas vezes, que muitos textos de piedade moderna não refletem suficientemente toda a doutrina acerca do Espírito Santo. Cabe aos estudiosos verificar a justeza, ou não, dessa afirmação e aquilatar o seu alcance; a nós compete-nos exortar a todos, principalmente aos pastores e teólogos, a procurarem aprofundar a reflexão sobre a obra do Espírito na história da Salvação e a envidarem esforços no sentido de os textos de piedade cristã darem o devido relevo à sua ação vivificante”.

Proclamai a Palavra, anunciai a Boa Notícia – Para o ano de 2010, novos irmãos estão sendo convidados a integrar a Equipe do Celebrando Pentecostes, que quer, de modo enfático, estimular a valorização e o estudo da palavra de Deus, que nos tem convidado a “reconstruir as muralhas” de nossa identidade, “reparando as brechas” que a nossa fragilidade humana permitiu aparecerem em nossas vidas, “templos do Espírito” por graça de Deus! (cf. Ne 1-4; I Cor 3, 16; 6, 19)... Creiamos: quando unidos, nosso Deus combaterá por nós!...
 


Leia mais sobre Escritório Nacional