Conheça o projeto EU AMO A RCC!

 

 
Amar a RCC é uma consequência natural para quem entende que ela é obra do Senhor. Deus desejou para a sua Igreja a existência da Renovação Carismática. Nosso movimento é uma “estratégia de Deus” e não de homens. Constatar isso faz com que a amemos ainda mais!
 
A Renovação Carismática Católica tem anunciado o nome de Jesus pelo mundo inteiro e tem exaltado seu Senhorio. Esta é a nossa missão, razão de existirmos. Uma vocação que ficou ainda mais fortalecida no último Encontro Nacional de Formação. Nossos líderes saíram de Luziânia/GO, com o ânimo renovado, dispostos a levar o nome do Senhor às mais diferentes realidades.
 
Mas nosso movimento tem um potencial evangelizador ainda não vivido plenamente. Temos tanto ainda por fazer! E, às vezes, não podemos avançar por falta de recursos. Muitos coordenadores gostariam de trabalhar ainda mais em prol da evangelização, mas não podem porque enfrentam dificuldades financeiras, até mesmo, para a realização de atividades básicas.
 
UM DESAFIO PARA TODOS NÓS
 
E quem pode mudar isso? De quem é a responsabilidade? É nossa, de todos que fazemos parte da Renovação Carismática Católica e que a amamos. Somos nós que devemos garantir os trabalhos de evangelização da RCC. É por isso que estamos fazendo uma grande mobilização em todo Brasil. É um momento de unirmos forças. Momento de aderirmos ao Projeto Eu Amo a RCC! Esse Projeto foi apresentado durante o Encontro Nacional de Formação e, imediatamente, aceito por nossas lideranças. No texto, a seguir, o diretor executivo do Escritório Nacional da RCC, Márcio Zolin, nos explica qual a proposta deste Projeto.
 
____________________________________________________________
 
Irmãos,
 
“Não temos outro tesouro a não ser este. Não temos outra felicidade nem outra prioridade senão a de sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado e anunciado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências. Este é o melhor serviço – o seu serviço! – que a Igreja deve oferecer às pessoas e nações” (Doc. de Aparecida, n. 14).
 
Palavras que abrasam nossos corações carismáticos, afinal, como expressão eclesial, a RCC tem sido um grande instrumento de Deus para a evangelização nos tempos atuais, levando a Cultura de Pentecostes através de todos aqueles que experimentaram o Batismo no Espírito Santo e tiveram suas vidas transformadas.
 
E quem vive essa graça quer espalhá-la. Sente-se impulsionado, na força do Espírito, à missão. Podemos comprovar isso em diversos lugares do mundo: o anseio dos participantes da RCC em fazer com que Jesus Cristo seja conhecido e amado os leva a evangelizar de diferentes formas.
 
Temos trabalhos direcionados à juventude em todo o mundo; estamos presentes no meio universitário; desenvolvemos atividades de evangelização voltadas às crianças. Aqui no Brasil, a cada ano, se consolida a evangelização nas férias, através do Projeto Jesus no Litoral. Temos missionários na Amazônia, na Ilha do Marajó. Nesse lugar, de grande miséria, onde a injustiça social impera, estamos presentes para implantar a cultura de Pentecostes, através do serviço aos pequeninos do Senhor. Em várias cidades do Brasil, muitos membros de nosso movimento estão comprometidos com atividades de promoção humana. Nos Estados Unidos, existem comunidades carismáticas de língua portuguesa. Organizamos eventos locais e nacionais de evangelização. Dispomos de materiais de formação produzidos por nós. Temos programas de rádios, televisão, na internet. Trabalhos feitos para evangelizar!
 
ESCRITÓRIO NACIONAL A SERVIÇO DA EVANGELIZAÇÃO
 
Há uma série de projetos ou serviços, cuja finalidade é a evangelização, sob responsabilidade direta do Escritório Nacional da RCC. Alguns estão em pleno andamento; outros, sendo reestruturados; e novos estão nascendo, segundo a vontade de Deus. A demanda é enorme, pois a obra também é muito grande:
 
Comprometidos com a missão ad gentes, tão querida pela Igreja, atualmente, em plena execução temos o Projeto Amazônia. Há três missionários, em Breves, no Marajó, e outros dez voluntários estão recebendo formação. Desejando ir além das nossas fronteiras, recentemente, enviamos missionárias para a Uganda, para conhecermos, de perto, a realidade daqueles irmãos que vivem em situação de abandono pelo mundo globalizado. Estamos em escuta ao Senhor, para saber como deve ser o trabalho naquelas terras.
 
Na área da comunicação, temos um portal na internet, revista, programas de TV e boletins eletrônicos;
O Congresso Nacional e Encontro Nacional de Formação são dois eventos de suma importância, promovidos pela RCC Brasil;
A RCC Brasil organiza o Projeto Celebrando Pentecostes, de reavivamento e de difusão da espiritualidade de Pentecostes, que este ano vai avançar, promovendo grandes encontros nas dioceses ;
 
O Escritório Nacional produz e distribui materiais de formação para os participantes do movimento: livros , apostilas, CDS e DVDs;
Além disso, o Escritório Administrativo da Renovação Carismática Católica do Brasil também tem por função dar o suporte necessário para o Conselho Nacional da RCC (coordenadores estaduais), ministérios e comissões de serviço.
 
Enfim, uma vida dinâmica, marcada por muito trabalho. Mas todas essas atividades geram muitos gastos....
 
A IMPORTÂNCIA DO COMPROMETIMENTO DE TODOS
 
Temos, hoje, no Brasil, aproximadamente 20 mil Grupos de Oração, com mais de 01 (um) milhão de participantes efetivos, ou seja, que fazem parte ativamente do nosso Movimento. Existem, também, aqueles que podemos chamar de “afetivos”, que se identificam com a RCC, porém, sem vínculos de comprometimento. Eles estão, ocasionalmente, nos grandes eventos, nos encontros, são nossos telespectadores na TV e ouvintes em programas de rádio. Esses, são em torno de 10 milhões.
 
Hoje, nossa fonte de recursos vem dos colaboradores, que não passam de 0,1% do universo de todos os participantes efetivos da RCC. Temos, também, a contribuição das dioceses e a venda de materiais de formação produzidos por nossa editora. Porém, a soma de todos os recursos arrecadados cobre, apenas, cerca de 60% de nossas necessidades mensais. Ou seja, temos um déficit, todos os meses, de 40%.
 
Com esse déficit, não conseguimos concretizar muitos dos nossos projetos, como o Centro Nacional de Formação, por exemplo; e, muitas vezes, é difícil manter o básico para o funcionamento do Escritório.
 
Se você é um membro efetivo ou afetivo da RCC, e, se você ama a RCC, certamente, não ficará indiferente a essa realidade. Por isso estamos convocando todos aqueles que amam o nosso movimento a um passo mais ousado na manutenção e avanço dos nossos projetos de evangelização.
 
UMA IDÉIA INSPIRADA...
 
Estamos lançando o projeto EU AMO A RCC. Ao abraçar esse projeto, você abraça todas as obras de missão e evangelização sob a responsabilidade da RCC Brasil e ainda colabora com os trabalhos do seu estado.
 
As colaborações, de quem pode contribuir um pouco mais, vão nos permitir avançar.De que forma?
 
EXECUÇÃO
 
Um carnê, com doze boletos, foi confeccionado e está sendo distribuído. O valor mínimo de cada boleto é de R$ 100,00 (cem reais). A idéia é que as pessoas que puderem, assumam o pagamento deste carnê, por, pelo menos, um ano. Quem não tiver condições de pagar um carnê, pode organizar um grupo de irmãos e juntar essa quantia. É importante que só assuma o carnê, quem, de fato, irá quitá-lo. O dinheiro levantado com essas doações irá sustentar os projetos e trabalhos da RCC Brasil destinados à evangelização. Além disso, parte de tudo que for arrecadado irá para os estados e para um fundo de participação. Ou seja, os recursos também serão destinados a obras de evangelização desenvolvidas nos estados brasileiros.
 
Ao vermos concluída nossa meta, nessas colaborações de maior valor, que sabemos levará um tempo para que seja concretizada, temos a certeza de que os projetos de evangelização que já existem, e, aqueles que ainda aguardam condições para serem executados, serão desenvolvidos com mais eficácia, sem tantos obstáculos.
 
Irmãos, precisamos ser comprometidos! Você, que já pegou seu bloco, seja fiel em seu pagamento! Precisamos avançar! Temos visto a frustração, da maioria de nossos coordenadores, que, ao invés de estar no foco da evangelização, têm que gastar seu melhor tempo para resolver problemas financeiros; temos que nos unir para mantermos esta obra que é de Deus e que precisa ser ajudada, com nossas vidas e também com nossos recursos.
 
Recebemos o testemunho abaixo de uma irmã do Paraná que comprova que, mesmo quem não tem condições de pagar um carnê, pode ajudar. Acompanhe:
 
TESTEMUNHO:
 
“Conheci o projeto ‘Eu amo a Renovação Carismática Católica’ no Encontro Nacional de Formação. Inicialmente, eu fiquei com medo de assumir este compromisso, achando que não iria conseguir o dinheiro. Insegura, não peguei o carnê, que continha 12 parcelas de 100 reais. Mas algo inquietava o meu coração, diante da urgência que temos em evangelizar. O Espírito Santo impulsionou-me, e colocou no meu coração que eu deveria confiar e assumir o carnê. Obedecendo ao Senhor, assim o fiz.
 
Quando cheguei a Curitiba, senti vontade de ligar para uma pessoa, contar todas as graças e bênçãos que aconteceram naquele encontro. Falei a ela a respeito deste projeto, e ela, imediatamente, prontificou-se em ajudar-me, e para minha surpresa, quitou o carnê de uma só vez, no valor de R$ 1.200,00.
 
Para a glória do Senhor, o dinheiro já esta sendo enviado para a RCC nacional, onde com certeza, irá ajudar muitos irmãos que estão morrendo, não só de fome de pão, mas principalmente da Palavra de Deus.
 
Eu amo a Renovação Carismática Católica, e você?
 
Vamos mostrar nosso sentimento com gestos concretos, ajudando este projeto que, sem dúvida, é inspiração do Espírito Santo!”

“Tudo o que fizerdes a um dos meus pequeninos, é a mim que o fazeis" (Mt 25, 40).
 
Por: Elenita Fatima dos Santos.
coordenadora estadual do ministério de Oração por Cura e Libertação(Paraná)

 
A atitude desta irmã é exemplar. Por isso, é importante que você leve essa proposta ao seu Grupo de Oração! Quem não tem condições de pagar um bloco sozinho, pode mobilizar o maior número possível de pessoas dispostas a colaborar com o que puderem.
 
Um versículo bíblico, de forma especial, nos motiva a seguirmos em frente, com uma promessa do Senhor para nós, hoje: “Eis o que diz o Senhor a Ciro, seu ungido, que Ele levou pela mão para derrubar as nações diante dele, para desatar o cinto dos reis, para abrir-lhe as portas, a fim de que nenhuma lhe fique fechada” (Isaías 45,1) .
 
Temos a certeza que nada pode resistir, nenhuma porta pode ficar fechada quando os filhos de Deus se unem no mesmo objetivo. Como irmãos, com os mesmos sonhos e ideais, queremos dizer que a Renovação Carismática Católica do Brasil precisa e vai continuar cumprindo sua missão. O Senhor Jesus é por nós, Ele vai à nossa frente, abrindo os caminhos! Precisamos crer e nos comprometermos, afinal, amamos o Senhor e amamos esse presente que Ele mesmo nos deu: a RCC!
 
Márcio Zolin
Diretor executivo Escritório Nacional da RCC

 
Leia mais:


Leia mais sobre Escritório Nacional