Proposta de leitura e estudo do Evangelho de Lucas

alt

Amados irmãos pregadores e pregadoras do Brasil,

A Paz de Jesus!

Por que um estudo sobre o Evangelho de Lucas?

Em primeiro lugar, porque somos anunciadores da Palavra de Deus, logo precisamos cada vez mais nos “embrenhar” nela. Depois, considerando os recentes estudos do livro dos Atos dos Apóstolos, poderemos, então, completar a OBRA LUCANA.

Como sabemos, Lucas nasceu em Antioquia na Síria, médico de profissão foi convertido pelo apóstolo São Paulo, de quem se tornou inseparável e fiel companheiro de missão. Colaborador no apostolado, o grande apóstolo dos gentios, em diversos lugares, externa a alta consideração que tinha por Lucas, como portador de zelo e fidelidade no coração. Ambos fazem várias viagens apostólicas, tornando-se um dos primeiros missionários do mundo greco-romano. Tornou-se excepcional para a vida da Igreja por ter sido dócil ao Espírito Santo, que o capacitou com o carisma da inspiração e da vivência comunitária, resultando no Evangelho segundo Lucas e na primeira história da Igreja, conhecida como Atos dos Apóstolos.

No Evangelho segundo Lucas, encontramos o Cristo, amor universal, que se revela a todos e chama Zaqueu, Maria Madalena, garante o Céu para o “bom” ladrão e conta as lindas parábolas do pai misericordioso e do bom samaritano. Nos Atos dos Apóstolos, que poderia também se chamar Atos do Espírito Santo, deparamos com a ascensão do Cristo, que promete o batismo no Espírito Santo, fato que se cumpre no dia de Pentecostes, e é inaugurada a Igreja, que desde então vem evangelizando com coragem, ousadia e amor incansável todos os povos.

O grande evangelista São Lucas escreve narrativas como teólogo. Com seu Evangelho, ansiamos por nos encontrar diariamente com Jesus na Palavra, para que O preguemos cada vez mais... para que outros tenham esse mesmo encontro.

Um agradecimento especial ao autor deste estudo, nosso querido Pe Micael de Moraes, Sacerdote Salvista, por nos ofertar este estudo gratuitamente.

No desejo de que todos os que nos “virem”, encontrem-nos “embrenhados na Palavra de Deus” como habitualmente falavam de São Jerônimo, envio-lhes um abraço fraterno.

 

Leandro Rabello

Coordenador nacional do Ministério de Pregação da RCCBRASIL

 

alt

 


Leia mais sobre Ministérios