Simpósio de Comunicação marca o lançamento de caravana itinerante por Minas Gerais

O fim de semana dos dias 26 e 27 de março, em Arcos/MG, foi o tempo escolhido para que o projeto Porta-voz da Boa Notícia fosse lançado em todo o estado. A ideia de proporcionar a todas as dioceses a oportunidade de partilhar os rumos da comunicação, implantar o Ministério e compartilhar a formação foi acolhida por mais de 10 dioceses em Minas Gerais.
 
A proposta da formação é levar aos comunicadores e àqueles que queiram conhecer o Ministério de Comunicação da RCC a formação necessária para seguir a moção da RCC para este ano: Por causa da Tua Palavra, lançaremos as redes. O coordenador da equipe de formação do Ministério acredita que esse novo momento da comunicação renda frutos ao movimento. “Espero que o Porta Voz nas dioceses sirva de direcionamento e ponto de unidade em toda a RCC. Com essa ida às dioceses, veremos de perto a realidade de cada diocese, não só no quesito Ministério de Comunicação, mas também no âmbito geral”, afirma Warley Santarém.
 
O presidente do Conselho Estadual da RCCMINAS, Rogério Rosa, partilha o desejo de que todos os grupos de oração tenham um comunicador que também auxilie a coordenação no desenvolvimento das atividades da RCC e invista na proclamação da Boa Nova.
 
A abertura do Porta-voz da Boa Notícia foi na diocese de Arcos. Embalada por formações, partilhas, oficinas práticas e espiritualidade, o evento foi importante também para a coordenadora do Ministério na cidade de Formiga, Gilmara Teles. Ela afirma que a ideia da caravana itinerante de formação foi de grande crescimento dentro do MCS, mas que ainda espera mais: “Espero aprender muito mais, eu não fiz faculdade, então conto com as formações que recebemos nesses encontros e sei que já têm dado muitos frutos na minha cidade”.  
 
A próxima diocese a acolher o porta-voz é Governador Valadares. Wagner Viana será o representante da equipe estadual na cidade e apresentará as moções de orientação para a diocese, repassando a experiência selada na cidade de Arcos, nos dias 19 e 20 de março.
 
As expectativas também compõem o universo do lado dos formadores. O coordenador da equipe, Warley Santarém, quer aprender e levar com simplicidade e clareza a mensagem do Evangelho. “Espero que depois de percorrermos todas as dioceses, possamos deixar líderes aptos a coordenar e reproduzir a mensagem a todos os confins da terra”, diz.
 
Durante todo este ano, membros da equipe estadual percorrerão o estado com o porta-voz da boa notícia. Temas como a Psicologia da comunicação, a espiritualidade e missão do comunicador e as oficinas temáticas farão parte do cronograma. Cada diocese terá a liberdade de partilhar suas necessidades e, a partir disso, definir exatamente o formato que o porta-voz assume em cada lugar.
 
Fonte: RCCMINAS


Leia mais sobre Estados