Projeto Kareebi - Campanha de Natal

O Projeto Kareebi foi lançado em dezembro de 2013, durante o período de Natal. Como o número de cadastro não foi o suficiente para apadrinhar todas as crianças, o prazo foi estendido até 14 de fevereiro de 2014.

A proposta do Kareebi é que a família carismática, em seus Grupos de Oração, parentes e amigos, ajudem crianças carentes da África. Com a doação de apenas R$100,00, você garante que uma criança de Mwizi, na Uganda, vá à escola durante todo o ano de 2014.

Coordenado pela Missão Uganda da RCCBRASIL, o Projeto possui a forma de apadrinhamento. Ao se inscrever, a pessoa torna-se padrinho ou madrinha de uma criança ugandense. Depois do cadastro, os padrinhos recebem a foto de seus novos afilhados, conhecem seu nome, bem como outros dados importantes, e por meio da internet podem enviar mensagens às crianças.

Para nós, este é um pequeno gesto de amor, mas para cada criança beneficiada, significa a esperança de realizar sonhos e ter um futuro diferente.

 

Motivação para o Projeto Kareebi

Desde 2012, a RCCBRASIL mantém duas missionárias, Fabiany Silva e Rita de Cássia, em Uganda, África. De forma geral, o mundo conhece os sofrimentos daquele continente, mas quando se toca nas chagas de seu próximo, torna-se responsável por ele. E assim, os irmãos da África, membros do mesmo corpo de Cristo, tornaram-se causa de compromisso da RCC do Brasil.

Em Mwizi, local onde atualmente se situa a Missão, as missionárias da RCC realizaram uma visita em várias casas da Vila, com o objetivo de conhecer a realidade escolar das crianças. No total, foram visitadas 50 crianças, destas, 80% nunca foram à escola ou ingressaram por um curto período e precisaram parar por falta de condições de suas famílias.

Muito mais de saber ou não se as crianças frequentavam as escolas, Fabiany e Rita rezaram nas casas e entraram na história das famílias. Daquele povo, muitas crianças trabalham, várias são órfãs, outras foram abandonadas pelos pais e são criadas por parentes próximos, e tantas mais convivem com o triste problema do alcoolismo.

Olhando para essa realidade, as missionárias entenderam a grande necessidade de trabalhar-se ainda mais com a educação daqueles pequeninos. Diante disso, nasceu o Projeto Kareebi.

 

O que é o Projeto Kareebi?

Kareebi é uma palavra do Runyancole (língua local africana) que significa aquele que é padrinho ou madrinha. O projeto é uma iniciativa da missão Ad gentes da Renovação Carismática Católica do Brasil em Uganda, que visa proporcionar às crianças carentes atendidas pela Casa de Missão: apoio afetivo, auxílio material e acesso a serviços essenciais.

Para viabilizar estas ações, o projeto mobilizará pessoas para um compromisso social na condição de padrinhos e madrinhas das crianças, contribuindo assim concretamente na promoção de sua dignidade. O primeiro passo do Kareebi será proporcionar o ingresso destas crianças na escola.

 

Quem pode ser Kareebi?

Qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade, que se disponibilize ao apadrinhamento, independente da classe social, profissão, credo, raça e sexo. Também poderão aderir ao projeto empresas, instituições, escolas, clubes de serviços, entidades de classe e associações.

 

O Kareebi pode escolher a criança a ser apadrinhada?

Não há um processo de escolha. Na medida em que os padrinhos e madrinhas se cadastram, eles são direcionados de forma aleatória às crianças que estão no registro de espera.

 

Durante quanto tempo a criança pode ser apadrinhada?

Não existe um tempo limite. Pode-se ser um Kareebi enquanto durar o projeto. No entanto, para fins administrativos, pede-se que se estipule o período em que se deseja assumir o apadrinhamento e que se mantenha fiel a este compromisso. Não poderá ser feito qualquer tipo de ressarcimento do valor ou bem doado, em caso de desistência dos padrinhos, uma vez que as doações já foram comprometidas com as necessidades locais.

 

O Projeto Kareebi tem alguma relação com o processo de adoção?

O processo de adoção não tem qualquer relação com o Kareebi. Na adoção, o adulto se torna pai/mãe da criança. Como padrinho/madrinha você será um apoio para auxiliar a vida de uma criança, sem qualquer intenção de adoção, e sem implicar qualquer vínculo jurídico.

 

Como proceder com presentes ou doações individuais às crianças?

Nosso trabalho se baseia nos princípios de justiça e igualdade. Um Kareebi pode enviar presentes e doações extras, mas sabendo que tudo o que é destinado ao projeto, neste sentido, é contabilizado para ser distribuído igualmente entre as crianças.

 

Os padrinhos podem entrar em contato com seus afilhados?

Você poderá entrar em contato com seu afilhado, pelo email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

- No campo “Assunto”, coloque o nome completo do seu afilhado. De preferência, não envie anexos, pois há muitas dificuldades com a internet.

 

Como será feita a contribuição?

Após finalizar seu cadastro no Sistema de Apadrinhamento, será gerado automaticamente um Boleto Bancário referente ao valor de R$100,00. Assim que o pagamento for confirmado, o Projeto entrará em contato para enviar os dados de seu afilhado.

 

Torne-se um Padrinho (Kareebi)

Se você deseja se tornar um Kareebi e contribuir com as atividades direcionadas às crianças. Cadastre-se aqui.

 

 


Leia mais sobre Missão Uganda