Projeto Kareebi testemunha transformação na vida de crianças ugandenses

O Projeto Kareebi, realizado pelas missionárias da RCCBRASIL, Rita de Cássia e Fabiany de Souza, tem provocado mudanças significativas na vida de 51 crianças africanas que começaram a estudar graças à ajuda dos padrinhos brasileiros.

Além da alegria dos pais de receberem a visita das missionárias em suas casas, ganhar materiais escolares e verem os filhos encaminhados para um futuro que trará novas perspectivas de vida, maior ainda é a alegria das missionárias em testemunhar os frutos que o projeto tem feito na realidade destas famílias. Assim como aconteceu na vida de Christine, criança que passou a traçar um novo plano de vida após o projeto Kareebi.

Leia o testemunho partilhado pela missionária Rita de Cássia:

“Paz e alegria, caríssimos! Como sabem, estamos morando na capital de Uganda, Kampala, até que o II Encontro Mundial da Renovação Carismática Católica (RCC) se realize. Aqui, ajudando na organização da conferência, cumprimos o primeiro chamado que Deus nos fez na Missão.

Mas, a partilha sobre este tempo será em outra oportunidade. Escrevo a vocês porque queremos dividir a alegria de ver concluída mais uma etapa do Kareebi Project: o projeto com as crianças. Com toda a demanda aqui na capital, pedimos para o Senhor providenciar um tempo necessário para que pudéssemos ir a Mbarara e garantir às nossas crianças a matrícula para os segundo trimestre que está começando. E Deus nos concedeu dois dias.

Na segunda de manhã, viemos para o Escritório Nacional da RCC de Uganda com a mochila já preparada para a viagem. Servimos por meio período e, após o almoço, já estávamos na estrada. Tínhamos a terça-feira para fazer tudo: comprar material na cidade e ir à vila, que fica distante 1h e 30min, rematricular nas quatro escolas as crianças do projeto.

Chegamos a Mbarara às 9h da noite. Lembro que, antes que o cansaço tomasse conta definitivamente de nós, rezamos ao dormir e dissemos uma para outra: ‘Que o bom Deus multiplique o nosso tempo amanhã’. E Ele multiplicou.

No dia seguinte, conseguimos fazer tudo que precisávamos ter feito. Ouvimos novamente: “Obrigado por amar nossas crianças”. A alegria tomou ainda mais conta de nós quando o pároco, após nos abençoar para esta etapa, disse-nos: “Tem uma criança de vocês que quer estudar”. Ela é Christine. Quando a registramos, tinha 14 anos. Quando o projeto começou, sua mãe disse que ela não ia mais pra escola, porque ia se casar. Ficamos bastante tristes, pois ela era ainda muito jovem. Quando estávamos na última escola finalizando as matrículas, sua mãe nos encontrou, pedindo-nos que a aceitássemos de volta no projeto. Imagine qual foi nossa decisão? Ontem ela já começou a estudar!

Recentemente foi veiculada nos jornais uma preocupação em relação às meninas, pois muitos pais devido à má condição financeira, as enviam para casar, porque da união recebem bovinos como dote do futuro esposo, impedindo-as de continuarem os estudos que mal podem manter.

Com o projeto, Christine – que desistiu do casamento – pode continuar a estudar, vontade expressada por ela mesma quando a reencontramos. Amém! Aleluia! Uma amiga do Quênia disse, quando partilhava com ela o testemunho dessa jovem: “o projeto de vocês está começando a fazer diferença naquela vila”. Glória a Deus! Percorrermos de novo aquela estrada, contemplamos as crianças ao longo dela, o povo local... Saímos de lá já era 19h30. Tínhamos somente a luz do carro no meio da escuridão e a luz que ardia em nosso coração pela missão cumprida. Uganda, 22 de maio de 2014, Festa de Santa Rita de Cássia”.

Para contribuir com o Projeto Kareebi, a Missão África e todos os outros projetos da RCCBRASIL, entre em contato com o Escritório Administrativo, pelo telefone: (12) 3151-4155, ou faça seu depósito ou transferência bancária para o Fundo Missionário da RCCBRASIL:

Escritório Administrativo RCCBRASIL

CNPJ: 00.665.299/0001-01

Ag: 0495

Op:003

Conta Corrente: 3485-9

Caixa Econômica Federal

 

 


Leia mais sobre Missão Uganda