Celebrando Pentecostes convida a voltar aos braços do Pai

O programa da RCC do Brasil, Celebrando Pentecostes, trouxe, neste domingo (23), orientações sobre o tempo litúrgico em que vive a Igreja: a Quaresma. Além do apresentador, Onazir Conceição, secretário geral da RCC do Brasil, o programa contou com a participação especial do convidado Adriano José Mendes, presidente do Conselho Estadual da RCC de Santa Catarina.

Ao som da música “Sejam Um”, os telespectadores foram convidados, desde o início, a viver a unidade pelo sangue de Jesus, por meio de sua cruz, ser um “como o Pai e o Filho são um”. Acolhendo às famílias e a todos os que assistiam ao programa e interagiam pelas redes sociais com pedidos de oração, foram saudados, de maneira especial, todos aqueles que passaram pelos Retiros de Carnaval em todo o país.

Em tempo de Quaresma, os católicos são chamados a olhar para Jesus e voltarem arrependidos a seus braços, colocando-se, assim, o coração em estado de conversão. Nesse sentido, a pregação realizada por Adriano Mendes teve como tema: “Quaresma, tempo de arrependimento”.

Refletindo sobre o evangelho de Lucas 15,8-10, que conta sobre a mulher que reencontra sua dracma (moeda) perdida, Adriano contextualizou a parábola, lembrando que esta foi dirigida ao povo, quando Jesus era questionado por estar junto a pecadores. Quando alguém se arrepende do pecado há uma grande festa no Céu, tal qual a mulher fez ao acha a sua dracma. “No céu haverá júbilo por um só que se arrepende”, enfatizou.

Ainda no mesmo livro de Lucas, o evangelista apresenta a história do filho que pediu a sua parte da herança. Quando o mesmo volta, o pai dá-lhe tudo novo: vestes, calçados e um anel. Faz-lhe uma festa. Estas duas atitudes representam simbolicamente o que acontece no Céu quando alguém se volta para os braços do Senhor.

Em seguida, o conselheiro da RCC de Santa Catarina, chamou atenção para o sentido de duas palavras: tentação – convite do inimigo – e pecado – aceitação do convite. Segunda São Lucas, em seu capítulo 4, Jesus recebeu três convites de Satanás no deserto e não cedeu a nenhum deles. No entanto, o homem, infelizmente, tem aceitado tais convites e, como o filho pródigo, age, experimenta a dor, o sofrimento, mas volta ao pai.

Adriano lançou então um convite para quem acompanhava ao programa. Pediu para que retornassem a Deus, arrependidos por terem aceitado convites, cedendo ao pecado, “só assim o Senhor colocará uma nova veste, novas sandálias, porá no dedo um anel, pois aquele que estava no caminho errado retornou para os braços do Pai”.

No segundo bloco no programa, um momento de oração foi conduzido apresentando ao Senhor o desejo de ser um homem novo, assim como fez Davi no Salmo 50. Palavras de encorajamento foram lançadas: “não tenha medo de depositar a confiança no Deus que te ama”, e proclamada a profecia de um tempo de esperança, de milagres para os que recobrarem a vida no Senhor Jesus, pois Ele restitui o que outrora fora perdido: “recobre ânimo e coragem!”.

Após agradecer a Deus pelo momento de escuta da Palavra e oração, ainda foi lembrado sobre a liturgia do dia, a mulher samaritana que aprende, no encontro com Jesus, que Ele é a agua que sacia toda sede, pois Ele é alegria plena.

Ao final do programa, foi feito o convite especial a todos os carismáticos do Brasil a participarem do Encontro Mundial da Família Renovação Carismática Católica em Uganda. Para saber mais, acesse aqui.

A presidente do Conselho Nacional da RCC do Brasil, Katia Zavaris, não esteve presente nesta edição do programa, pois está em missão.

RCC na Televisão

O Programa Celebrando Pentecostes é veiculado pela Rede Canção Nova de Comunicação, todos os domingos às 22h. Outro programa de televisão da RCC do Brasil é o Renovação em Ação, que toda quarta-feira, a partir das 21h30, é exibido da Rede Século 21.

Nesses programas, você pode acompanhar momentos fortes de oração, pregação, formação, notícias sobre a RCC, seus projetos, missões, além de diversos testemunhos.

Fonte: Ministério de Comunicação Social Brasil


Leia mais sobre Comunicação