Conversão espiritual é tema do Celebrando Pentecostes

"Somos convidados a viver um tempo de jejum, penitência e esmola, no período da quaresma", afirmou o convidado da noite, o presidente do Conselho Estadual da RCC Santa Catarina, Adriano Mendes, durante o programa Celebrando Pentecostes que foi ao ar neste domingo (30) pela TV Canção Nova. O programa ainda contou com a apresentação de Onazir Conceição, secretário geral da RCC Brasil, e a presença do ministério de música de Osasco/SP.

Adriano iniciou saudando todo Conselho Nacional da RCC e apresentou o tema da sua pregação: Quaresma tempo de jejum e penitência. Em seguida, tomou a palavra em Marcos 1, 14-15 e o catecismo da Igreja Católica no parágrafo 1430, que menciona sobre a conversão e penitência, já atribuída aos apóstolos da época de Jesus, como forma de mortificação das mazelas interiores, numa entoada de melhorar todo externo em Deus:

"Como já acontecia com os profetas, o apelo de Jesus à conversão e à penitência não visa primariamente as obras exteriores, «o saco e a cinza», os jejuns e as mortificações, mas a conversão do coração, a penitência interior: Sem ela, as obras de penitência são estéreis e enganadoras; pelo contrário, a conversão interior impele à expressão dessa atitude com sinais visíveis, gestos e obras de penitência".

Adriano frisou a importância da mudança de postura nos dias de hoje, com a necessidade de se mudar o interior, as atitudes, pensamentos e falas durante os 40 dias da quaresma, tempo propício para arrependimento dos pecados e das feridas que eles causam em nós.

Recordando o evangelho, citou Zaqueu, um cobrador de impostos, corrupto, que ao ouvir que Jesus iria passar em sua cidade, subiu em uma árvore para vê-Lo. Também, Maria Madalena, adúltera, que se arrependeu das suas faltas e foi pedir perdão a Jesus. “A palavra de Deus nos convida a seguir o exemplo de Zaqueu, cobrador de impostos, arrependido de tudo, necessitou experimentar dessa conversão interior, para se ver livre do pecado do passado", afirmou Adriano.

Durante o momento de oração, Padre Rodrigo, membro do ministério de música, falou sobre a visão que muitos têm sobre esse tempo: “Quaresma não é o fim. É um tempo para conversão, pois simboliza o começo de uma vida nova em Cristo Jesus". Também foram apresentados ao Senhor todos os membros de Grupos de Oração do Brasil e todos os telespectadores, pedindo que o Senhor os fortaleça em suas práticas espirituais.

Onazir, ao final do programa, fez o convite a todos os carismáticos do Brasil a participarem do Encontro Mundial da Família Renovação Carismática Católica,em Uganda, África. Logo após, o catarinense Adriano fez uma motivação para que os telespectadores pudessem ajudar na evangelização exercida pela RCCBRASIL, contribuindo com seus projetos.

O programa Celebrando Pentecostes vai ao ar todo domingo, a partir das 22h, pela TV Canção Nova. Para saber mais sobre a colaboração com a RCCBRASIL, entre em contato com o Escritório Nacional pelo telefone (12) 3151-4155.

Fonte: Ministério de Comunicação Social RCC do Brasil


Leia mais sobre Comunicação