8 anos de presença missionária na Ilha do Marajó

alt

 

No dia 04 de maio, celebramos os 8 anos da Missão Marajó, em que a RCCBRASIL tem desenvolvido vários trabalhos e atividades junto as comunidades de Breves e Afuá, municípios da ilha paraense.

Tudo começou com um chamado da Igreja no Brasil para olhar com maior atenção para a missionariedade dos povos, quando em 2007 foi lançada a Campanha da Fraternidade com o lema: “ Vida e missão neste chão “.

Na época, Dom Jayme Henrique Chemello que presidente da CNBB e bispo da Arquidiocese de Pelotas, cidade onde era localizada a Sede do Escritório Nacional da RCC, fez um convite ao presidente da RCCBRASIL para o Movimento assumir uma atividade missionária.

O presidente na ocasião, Marcos Volcan, e todo o Conselho Nacional da RCC do BRASIL discerniu e se comprometeu com a missão, posteriormente sendo iniciada no município de Breves (PA), pertencente a Prelazia da Ilha do Marajó.

Após 8 anos, muitas atividades foram desenvolvidas nas duas casas de Missão que a RCCBRASIL mantém na Ilha (Afuá e Breves).

 

Atividades comemorativas

Para comemorar essa data, os missionários estão auxiliando na organização da novena de Pentecostes que acontecerá na Paróquia de São José e Santa Terezinha do Menino Jesus a partir de 5 de maio, com a participação de todas as pastorais e movimentos. Já no dia 12, a equipe segue para Afuá, onde acontecerá o retiro com o bispo da prelazia, Dom José Luis Azcona.

O ápice da grande celebração desses 8 anos acontecerá durante a vigília de Pentecostes com todos os missionários e voluntários da missão, também com amigos e convidados da obra. Para essa noite (14) está sendo preparado um grande momento de louvor e oração para celebrar a Solenidade de Pentecostes e agradecer a Deus pelos 8 anos de presença missionária da RCC no Marajó. Neste dia estará na vigília, o cantor católico Eugênio Jorge, ele que esteve no dia do envio dos primeiros missionários, durante o Congresso Estadual da RCC do Pará em maio de 2008 e oito anos depois se junta à missão para celebrar todo esse tempo de graça.

 


Leia mais sobre Missões